Procedimentos

Cirurgias Videolaparoscópica

Alternativa técnica temporária e reversível para tratamento da obesidade que consiste na colocação de um balão inflável de silicone dentro do estômago por endoscopia. O procedimento é ambulatorial, sem internação, com o paciente sedado.

A colocação do Balão é obrigatoriamente precedida de endoscopia gástrica para avaliar a ausência de patologias que a contraindiquem como hérnia hiatal grande, úlcera gástrica, doença grave do refluxo, gastrite erosiva importante, entre outras. Estas doenças devem ser tratadas antes da colocação do balão.

O balão é posicionado no fundo do estômago sob visão endoscópica e então inflado com cerca de 500 a 700ml de soro fisiológico corado com azul de metileno. O procedimento tem duração média de 20 a 30 minutos e recuperação total, com alta, em no máximo 02 horas.

O objetivo é a redução da capacidade do volume do estômago e, como consequência, a menor ingestão de alimentos.

Tratamento feito por videolaparoscopia no qual são feitos 04 orifícios. O paciente que é submetido a esse procedimento geralmente recebe alta hospitalar após 12 horas da realização do procedimento. No mesmo dia, já anda e alimenta-se.

A cirurgia é indicada nas principais patologias da vesícula que são:

- Pedra na vesícula ou colelitíase; e
- Casos de pólipos da vesícula biliar.