Procedimentos

Cirurgia para Obesidade

O bypass gástrico (bypass em y roux), funciona por 3 mecanismos diferentes: reduz a quantidade de alimentos que consegue ingerir, reduz a absorção dos nutrientes da comida ingerida e altera a disponibilidade biológica dos nutrientes e a produção de hormônios dependentes do intestino.


Descrição:


- O grampeamento é utilizado para criar uma pequena bolsa na parte superior do estômago que restringe a quantidade de alimento capaz de ser consumido; e
- Uma parte do intestino delgado é desviada retardando a mistura do alimento com os sucos digestivos para evitar a absorção calórica completa.


Resultados:


- Média de 77% da perda do excesso de peso um ano após a cirurgia;
- Os estudos mostram que, após 10 a 14 anos, os pacientes mantiveram 60% da perda do excesso de peso; e
- Estudo do ano 2000 mostrou que 96% de certas comorbidades tais como dor nas costas, apneia do sono, aumento da pressão sanguínea, diabetes tipo 2 e pressão diminuíram ou - foram curadas.

Em muitos casos, os pacientes relataram uma sensação precoce de saciedade combinada com uma sensação de satisfação que reduz a vontade de comer.

Cirurgia que reduz o tamanho do estômago, transformando-o num tubo estreito. O novo estômago é muito mais pequeno, tolera menor volume alimentar e produz menor quantidade de uma hormona (grelina) que parece ser responsável pela sensação de fome, ajudando a sentir uma saciedade mais precoce.


Descrição:


- O grampeamento é utilizado para criar um novo estômago com orientação vertical e estreito. O restante do estômago é removido;
- Restringe a ingestão de alimento;
- A digestão e a absorção são normais;
- Não reversível; e
- Pode fazer parte de uma derivação biliopancreática com Switch duodenal ou ser revertido para um bypass gástrico em y de roux.

Resultado:


- Perda do excesso de peso entre 50% a 80% de dois a três anos após a cirurgia;
- Redução da síndrome de dumping.